Os trilhos, devidamente assinalados, são uma forma de explorar o melhor da natureza, descobrir todos os segredos, observar as diferentes espécies da flora e da fauna ou então simplesmente esquecer o stress do dia-a-dia,

Natureza e Património é o que vai encontrar durante um agradável passeio a pé.

Percurso Vila de Sernancelhe: oferece uma visita detalhada pela sede de concelho. É um percurso que deve ser efectuado a pé, sem pressas, e com predisposição para apreciar os inúmeros testemunhos da arquitectura local.

Percurso Caminho Nossa Senhora da Lapa: partindo da sede do concelho em direcção à Nossa Senhora da Lapa, pode apreciar a localidade que consegui transformar as suas origens religiosas em cartão de visita. Ainda neste trajecto, propomos-lhe uma visita à terra e à casa onde nasceu Aquilino Ribeiro, um dos maiores escritores portugueses do século XX.

Percurso entre a serra e o rio: A primeira parte da viagem passa por aldeias onde os gestos agrícolas estão ainda bem presentes no dia a dia dos habitantes locais. As casas em granito testemunham o apego das gentes destas aldeias ao seu meio e à prática secular da agrícultura de subsistência. A segunda parte deste percurso acontece junto ao Rio Távora. Aldeias ribeirinhas como a Faia e Fonte Arcada são motivo de visita demorada, já que oferecem zonas de lazer ideais para um fim da tarde de Verão.

Percurso Serra do Pereira: Dominada pelo vale profundo e verdejante, a serra carrega o peso de vários santuários onde a fé e a devoção às santas origina romarias imponentes, como é o caso da Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz. Uma visita ao mosteiro da Ribeira e ao povoado granítico que o circunda é imperdível. A finalizar, pode sempre deliciar-se com as trutas e os peixinhos do rio que os restaurantes da Ponte do Abade confeccionam à moda antiga.

Percurso Pedestre Rota da Castanha e do Castanheiro: A Rota da Castanha e do Castanheiro, percurso pedestre mais importante do Concelho de Sernancelhe, passa pelo Caminho da Seara, situado na encosta de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz, de frente para a sede do Concelho. É uma zona pejada de soutos de castanheiros e considerada uma das que mais castanha produz. É também uma das encostas de maior beleza de todos o Município, já que conjuga soutos com séculos de existência com novas plantações deste tipo de árvores.

Dicas úteis para o caminhante:

1) Escolha um trilho assinalado e reconhecido pela respectiva Câmara Municipal (como os referidos em cima!)

2) Use calçado apropriado

3) Leve um casaco impermeável para se proteger em caso de chuva

4) Leve protector solar, uma lanterna para o caso de anoitecer, um mapa do percurso, ou um telemóvel com GPS

5) Vá com um grupo ou com mais de uma pessoa

6) Tenha sempre água fresca, fruta e barras energéticas para fazer pequenas refeições.